Bem-vindos ao meu blog!

Aqui você encontra muitos arquivos como dissertações, teses, artigos e e-books de diversas áreas da filosofia para download. Filosofia Antiga Medieval, Moderna e Contemporânea. E também por áreas como Ética, Filosofia Política, Lógica etc. Os arquivos também estão separados por escolas como Filosofia da Linguagem, Estruturalismo, Estoicos, Escola de Frankfurt. Aproveite e faça muitos downloads. Não deixe de comentar, dando sugestões e fazendo críticas. Boa leitura!

sábado, 30 de julho de 2011

Textos de John Cottingham para download - Dicionário Descartes

Aqui vão textos de John Cottingham para download. (Infelizmente ainda não encontrei informações sobre este autor)


Dicionário Descartes 1995 pdf
A Filosofia da Mente de Descartes (EDITORA DA UNESP) pdf

Boa leitura!

Textos de Vilém Flusser para download

Aqui vão textos de Vilém Flusser para download. Nascido em Praga, República Tcheca, em 12 de maio de 1920 morreu em 27 de novembro de 1991. Flusser nasceu em uma família de intelectuais judeus, seu pai era professor universitário de física e matemática. Estudou na Universidade Carolina em Praga e na London School of Economics and Political Science, quando foi Londres com a ocupação nazista de 1939. Sua família morreu em campos de concentração na Alemanha. Em 1941 vem para o Brasil e se casa e em 1950 naturaliza-se brasileiro. Ensina filosofia e atua como jornalista. Em 1960 foi professor de Filosofia da Ciência na Escola Politécnica e Filosofia da Comunicação, na Escola Superior de Cinema e na Escola de Arte Dramática (EAD) em São Paulo. Em 1970, com uma reforma, não foi recontratado como professor, provavelmente por dificuldades de reconhecimento dos seus títulos, deixando o Brasil em 1972. Vai para a Itália, França e Alemanha se dedicando à Teoria da Comunicação e ao estudo de Heidegger com centro em existencialismo e fenomenologia. Morreu em um acidente de transito em 27 de novembro de 1991 ao visitar sua cidade natal.

Filosofia da Caixa Preta pdf
Forma e material pdf
O que é comunicação pdf
Do empate pdf
Da diversão pdf
Arte y Política pdf (espanhol)
Também há muitos textos deste autor no Scribd. (Já está na pesquisa.)


Boa leitura!

Textos de Adolf Hitler para download

Não me responsabilizo por qualquer uso que venha a ocorrer do material disponibilizado no blog. Tudo que aqui está postado foi posto com o intuito de disponibilizar textos para pesquisas acadêmicas, não representando inclinações pessoais.
Aqui vão textos de Adolf Hitler para download. Nascido em Braunau am Inn a 20 de abril de 1889 morreu em Berlim em 30 de abril de 1945. Hitler foi um político austríaco naturalizado alemão em 1932, foi o líder do NSDAP, o Partido Nacional Socialista Trabalhista Alemão. Os primeiros interesses de Hitler eram pela pintura, inclinação que desagradava seu pai Alois Hitler. Depois de sua morte Hitler foi para Viena, órfão, viveu de um subsídio até os 21 anos. Tentou ali duas vezes ser admitido na academia de artes, porém não conseguindo. Em Viena tendo contato com o anti-semitismo bastante divulgado na época, eram comuns os panfletos, começou a desenvolver seus pensamentos anti-semitas e também os de superioridade da raça ariana. Foi aí também que teve contato com o marxismo do qual se apropriaria de alguns detalhes para o desenvolvimento de seu procedimento político. Foi para Munique em 1913, segundo o Mein Kampf, para viver em uma cidade de raça ariana, sem miscigenação. Com o advento da primeira guerra tentou fugir do alistamento pelo império Austro-Húngaro, não conseguiu mas também não foi aproveitado. Quando a Alemanha entrou na guerra se alistou imediatamente. Chegou a ser cabo e serviu como mensageiro na França e na Bélgica, recebeu duas condecorações, duas vezes a cruz de ferro, a primeira de segunda classe e a segunda de primeira classe. Após a guerra permaneceu no exército, principalmente em atividade contra as revoltas socialistas que aconteciam na Alemanha. Neste período se convenceu da culpa judia pela derrota na primeira guerra. Entrou no Partido dos Trabalhistas Alemães, na época um pequeno partido, do qual Dietrich Eckart, um anti-semita, era membro. Este partido, com a ascensão de Hitler a líder do partido, passou a se chamar Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista, houve a adoção da suástica e da saudação que se tornaria símbolo do Nazismo, mas que também era usada pelos fascistas. Em 1923 conheceu Julius Streicher, diretor de um jornal anti-semita, que ajudaria Hitler com a propaganda e promoção pessoal.
Hitler foi preso em uma tentativa de tomada de poder da Baviera pelo Partido Nazista em 9 de novembro de 1923. Foi condenado a 5 anos de prisão mas foi anistiado em 6 meses, na prisão escreveu Minha Luta (Mein Kampf), um livro autobiográfico e de propaganda, cujo primeiro nome era Eine Abrechnung, que somente seria publicado em 1925. O segundo volume do livro Die Nationalsozialistische Bewegung, foi escrito em 1926, onde aparecem as ideias Nazistas já desenvolvidas, tanto as do racismo, as políticas, os planos políticos quanto a erradicação do comunismo e judaísmo. Quando libertado, em 1924, retomou as atividades no partido, muito fraco no momento, criou a Schutzstaffel ("Unidade de Proteção" ou SS) comandada por Himmler e também a Juventude Hitlerista. Hitler e o NSDAP usam as humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes para chegar ao interesse popular que se revoltava com a situação e também com situação econômica, culpando por tudo isto o judaísmo no mundo, aliás atribuíam responsabilidade aos judeus por diversas outras coisas inclusive associando-os aos problemas da República de Weimar. Com uma  crise que assolou a Alemanha em 1930 e o descrédito nos partidos existentes houve a primeira ascensão do NSDAP, o partido conseguiu 18% dos votos e 107 lugares no parlamento (Reichstag). Mas não atingiu os operários, Berlin nem o norte da Alemanha. Em 1932 Hitler concorreu à presidência, ficou em segundo lugar na primeira fase e obteve muitos votos na segunda, no parlamento o NSDAP passou a ocupar 230 lugares. Dissolveram o parlamento e fizeram novas eleições, Hitler tenta um acordo pedindo a chancelaria e o seu partido perde eleitorado. Através de uma jogada política para controlar o parlamento o Partido Popular Nacional Alemão (DNVP), de direita, negocia com o presidente Paul von Hindenburg, o mesmo que havia concorrido com Hitler, a nomeação de Hitler a chancelaria, o que aconteceu. O partido nazista não obteve melhores votações, chegando ao controle do parlamento apenas pela coligação com o DNVP, expulsão dos comunistas e intimidação dos centristas. O parlamento então dá a Hitler poderes ditatoriais e os outros partidos são extintos. Com a morte de Paul von Hindenburg Hitler conjugou as funções de presidente e chanceler, o que foi, é claro, aprovado  pelo parlamento e também em plebiscito atingindo 89,9% dos votos. Não vou citar aqui as medidas econômicas tomadas por Hitler, bem como outras diversas questões. Estas e outras podem ser conferidas no texto da wikipedia que parece interessante, não para quem quer estudar a fundo, é claro, não conheço os textos de referência sobre o assunto para indicar, aliás todos me parecem destorcer a história de alguma forma. Segundo consta em documentos, chamados Testamento de Hitler, encontrados em uma casa de campo, Hitler se suicidou em um bunker em Berlin a 30 de abril de 1945 quando a derrota na segunda guerra era inevitável.






Carta do Papa Pio XII para Hitler pdf
Hitler - New World Order (1928) pdf (inglês)
Hitler - Life Of A Leader pdf (inglês)
Hitler Discurso do Führer e Chanceler do Reich antes do Reichstag em 21 de maio 1935 pdf (alemão)
THE HITLER DIARIES - Stern - April 28, 1983 - The Hitler Diaries pdf (inglês)
Minha Luta (Mein Kampf) pdf
Mi Lucha (Mein Kampf) pdf (espanhol)
Mein Kampf pdf (inglês)
Mon Kombat (Mein Kampf) pdf (francês)
La Mia Battaglia (Mein Kampf) pdf (italiano)
Mein Kampf pdf (alemão)
MOJA WALKA (Mein Kampf) pdf (polonês)
Mein Kampf pdf (russo)
Mein Kampf pdf (eslovaco)
Mein Kampf pdf (holandês)
Mein Kampf pdf (tcheco)
Mein Kampf pdf (búlgaro)

Um texto que parece ser importante para estudar este contexto é Os Protocolos dos Sábios do Sião, de autoria desconhecida foi escrito em russo e traduzido para muitas línguas, e que sugere uma conspiração judia  para domínio global. Este texto é sempre associado ao anti-semitismo nazista, portanto achei interessante por ele aqui.

Os Protocolos dos Sábios de Sião. editora Centauro pdf




Boa leitura!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Textos de Paul Tillich para download

Aqui vão textos de Paul Johannes Oskar Tillich para download. Nasceu em 20 de agosto de 1886 em Starzeddel, Brandemburg, Alemanha, e morreu em 20 de outubro de 1965. Foi teólogo e filósofo estudando em Berlin, Tübingen, Halle e Breslau. Em 1912 foi ordenado pastor, tendo atuado na primeira guerra como capelão de guerra. Lecionou em Berlin, Marburg, Dresden, Leipzig, e Frankfurt, nesta sucedeu Max Scheler. Com o advento do nazismo foi proibido de lecionar, então emigrou para os Estdos Unidos onde lecinou no Union Theological Seminary, na Columbia University, de Nova Iorque, na Universidade de Harvard e na de Chicago. Tillich foi orientador de doutorado de Theodor  Adorno e recebeu em vida o premio da paz dos editores alemães em 1962.



Para Repensar a Vivência Comunitária da Fé pdf
Pensamiento Cristiano - De Los Origenes A La Reforma pdf (espanhol)
Doctrina del Kairoz pdf (espanhol)
Teologia Sistematica (volumen I) pdf (espanhol)
Teologia sistematica III pdf
THE ETERNAL NOW pdf (inglês)

Boa leitura!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Textos de otto Kern para download

Aqui vão textos de otto Kern para download. Nascido em 14 Fevereiro de 1863 em Schulpforte, Alemanha, e faleceu em 31 de janeiro de 1942 em Halle, Saale. Otto Kern foi um filólogo e arqueólogo, estudou sobre tudo a religião grega especialmente sobre o orfismo. Conseguiu sua habilitação com a tese Gründungsgeschichte von Magnesia am Mäander apresentada no ano de 1894. Foi Privatdozent de filologia clássica na Universidade de Berlin em 1897. Após foi  professor associado na Universidade de Rostock, em 1907 tornou-se professor na Universidade de Halle, onde chegou a ser reitor.

Ueber die Anfänge der hellenishcen Religion pdf (alemão)
Die griechischen Mysterien der klassischen Zeit nach drei in Athen gehaltenen Vorträgen (1927) pdf (alemão)
Inscriptiones graecae. Collegit Otto Kern (1913) pdf (latin)
Beiträge zur Geschichte der griechischen Philosophie und Religion. Von Paul Wendland und Otto Kern (1895) pdf (alemão)
Orphicorum fragmenta, collegit Otto Kern (1922) pdf (alemão)

Boa leitura!

Textos de Hermann Diels para download

Aqui vão textos de Hermann Diels para download. Nasceu em  Wiesbaden, Alemanha, em 18 de maio de 1848 e morreu em Dahlem, Berlim, em 4 de junho de 1922. Foi um helenista e filólogo alemão que reuniu os fragmentos dos pré-socráticos em uma obra chamada Die Fragmente der Vorsokratiker. (não estão completos os dados bibliográficos.)



Boa leitura!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Textos de Eduard Zeller para download

Aqui vão textos de Eduard Zeller para download. Nasceu em Kleinbottwar, Alemanha, em 22 de janeiro de 1814, e faleceu em 19 de março de 1908. Eduard Zeller foi filósofo e teólogo. Entrou no seminário de Maulbronn em 1827, em 1831 foi para o seminário de Tübingen onde conheceu David Friedrich Strauss e Friedrich Theodor Vischer. Doutorou-se com um trabalho sobre o último diálogo platônico, Leis. Em 1840 tornou-se Privatdozent de teologia em Tübingen. Depois ocupou as cátedras em Berna, Marburg, Heidelberg e Berlin. A primeira inclinação de Zeller era o hegelianismo depois migrou para o neo-kantismo por se envolver em questões epistemológicas não resolvidas por Kant. Zeller também figura entre os maiores teóricos sobre a Grécia Antiga, sendo sua principal obra "Philosophie der Griechen".

History of Greek Philosophy (vol. 1) pdf (inglês)
History of Greek Philosophy (vol. 2) pdf (inglês)
Plato and the older academy : translated with the author's sanction from the German of Dr. Eduard Zeller (1876) pdf (alemão - inglês)
Aristotle and the earlier Peripatetics : being a translation from Zeller's Philosophy of the Greeks (1897) Vol. 1 pdf (inglês)
Aristotle and the earlier Peripatetics : being a translation from Zeller's Philosophy of the Greeks (1897) Vol. 2 pdf (inglês)
A history of Greek philosophy from the earliest period to the time of Socrates : with a general introduction Vol. 1 (1881) pdf (inglês)
A history of Greek philosophy from the earliest period to the time of Socrates : with a general introduction Vol. 2 (1881) pdf (inglês)
The Contents And Origin Of The Acts Of The Apostles Vol I (1875) pdf (inglês)
The Contents And Origin Of The Acts Of The Apostles Vol II (1875) pdf (inglês)
Outlines of the history of Greek philosophy (1890) pdf (inglês)
The Stoics, Epicureans, and Sceptics (1870) pdf (inglês)
Grundriss der Geschichte der griechischen Philosophie (1920) pdf (alemão)
Geschichte der deutschen Philosophie seit Leibniz (1875) pdf (alemão)

Boa leitura!

domingo, 24 de julho de 2011

Textos de Walter F. Otto para download

Aqui vão textos de Walter Friedrich Gustav Hermann Otto, ou Walter F. Otto, para download. Nascido em Hechingen, sul da Alemanha, em 22 de junho de 1874 e morreu em Tübingen em 23 de setembro de 1958. Era especialista em Grécia Antiga nas áreas de mitologia e religião. Estudou Humanidades em Stuttgart, entrou no seminário teológico de Tübingen, sem completar, porém, a sua formação de pastor, para dedicar-se à filologia clássica que estudou em Bonn. Foi docente nas Universidade de München, Viena, Basiléia, Frankfurt, Göttingen e Tübingen. (Este final é idêntico ao texto de videeditorial)



Dionysus, Myth and Cult pdf (inglês)
Gli Dèi della Grecia, l'immagine del divino riflessa dallo spirito greco pdf (italiano)
Beschreibung der Reliefs im Kleinen Akropolismuseum in Athen pdf (alemão)

Boa leitura!

Textos de Pierre Vidal-Naquet para download

Aqui vão textos de Pierre Vidal-Naquet para download. Nasceu em Paris em 23 de julho de 1930 e morreu em Nice em 29 de julho de 2006. De origem judia e de uma família republicana e laica foi um historiador e intelectual francês. Durante a Segunda Guerra fez parte da resistência, seus pais foram presos pela Gestapo e mortos em Auschwitz. Se especializou em Grécia Antiga, e se formou na Faculdade de Letras de Paris. Lecionou na Faculdade de Letras de Lille e na Universidade de Lyon. Trabalhou ao lado de grandes helenistas como Pierre Leveque, Michel Austin e Jean Pierre Vernant. Manteve-se envolvido com os assuntos políticos da Argélia se posicionando contra a ação francesa, sobre isto escreveu sua primeira obra, L'Affaire Audin, a qual lhe custou a suspensão do direito de lecionar. Também se posicionou contra a Guerra do Vietnam e as guerras do Iraque. Outro alvo de sua crítica é a questão dos palestinos e o governo Ariel Sharon, e foi dedicado contra o revisionismo histórico da Segunda Guerra.

O Mundo de Homero Parte I pdf
O Mundo de Homero Parte II pdf
O Mundo de Homero Parte III pdf
O Mundo de Homero Parte IV pdf
Vernant e Vidal-Naquet. O Momento Histórico da Tragédia na Grécia pdf
Vernant, Jean-Pierre e Vidal-Naquet, Pierre - Mito e Tragédia na Grécia Antiga pdf
La historiografía griega bajo el imperio romano (Prefacio y Cap.1) pdf (espanhol)
Austin y Naquet Vidal - Economia y sociedad en la antigua grecia pdf (espanhol)
El mundo de Homero pdf (espanhol)
A Paper Eichmann. Anatomy of a Lie (1995) pdf (francês)
Mythe et tragédie en Grèce ancienne pdf (francês)


Boa leitura!

Textos de Jean Pierre Vernant para download

Aqui vão textos de Jean Pierre Vernant para download. Nasceu em Provins, França,  em 4 de janeiro de 1914 e morreu em Sèvres em 9 de janeiro de 2007. Formou-se em filosofia em 1937. Participou da Resistência Francesa na Segunda Guerra Mundial e também de outros movimentos organizados por francêses durante a guerra. Após a guerra manteve atividades como membro do Partido Comunista Francês. Em 1948 retomou os  estudos em antropologia da Grécia Antiga e posteriormente assumiu a direção de estudos da École des hautes études en sciences sociales. Os estudos de Vernant sobre os gregos, a qual tem ênfase nas formas democráticas, foram muito influentes para a segunda metade do século XX.



ORIGEM DO PENSAMENTO GREGO pdf
Mito e Sociedade na Grécia Antiga pdf
O Momento Histórico da Tragédia na Grécia pdf
A Morte dos Olhos. Figuração do outro na Grécia Antiga pdf
Os gregos inventaram tudo pdf
Odisseia (Ulisses) - J P Vernant - O universo, os deuses pdf
Vernant, Jean-Pierre e Vidal-Naquet, Pierre - Mito e Tragédia na Grécia Antiga pdf
com a morte nos olhos pdf
El hombre griego pdf (espanhol)
Los orígenes del pensamiento griego pdf (espanhol)
Mito Y Tragedia En La Grecia Antigua pdf (espanhol)
Myth and Society in Ancient Greece Chapter VIII pdf (inglês)
L'autre invraisemblable pdf (francês)
Mythe Et Religion En Grece Ancienne pdf (francês)
Aux racines de l'homme tragique pdf (francês)
Mythe et religion en grece ancienne pdf (francês)
L'individu, la mort, l'amour pdf (francês)
La mort dans les yeux pdf (francês)
La mythologie c'est une vision de soi pdf (francês)
Le monde est beau comme un dieu pdf (francês)
Le sens de la vie pdf (francês)
L'univers, les dieux, les hommes - Pandora pdf (francês)
Le mythe de Pandore pdf (francês)
Un chercheur dans la cité pdf (francês)





Boa leitura!

sábado, 23 de julho de 2011

Textos de Werner Jaeger para download

Aqui vão textos de Werner Jaeger para download. Nasceu em Lobberich bairro de Nettetal, Alemanha, em 30 de julho de 1888, e morreu em Boston, EUA, em 19 de outubro de 1961. Estudou no Gymnasium Thomaeum de Kempen, se doutorou na Universidade Humboldt de Berlin em 1911 com a tese Studien zur Entstehungsgeschichte der Metaphysik des Aristoteles. Ocupou cátedras na Basileia e em Kiel, e na Universidade de Berlin sucedeu Wilamowitz, que havia sido seu reitor. Casado com uma mulher judia foi forçado a viajar para os Estados Unidos quando foi hostilizado pelo governo nazista, sendo proibido de lecionar na Universidade. Nos Estados Unidos lecionou na Califórnia, na Universidade de Chicago, de 1936 até 1939, e em Harvard, de 1936 até 1958. Viveu o resto de sua vida em Cambridge, Massachusetts.

 








Boa leitura!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Textos de John Burnet para download

Aqui vão textos de John Burnet para download. Nasceu em 9 de dezembro de 1863 na Escócia e morreu em 26 de maio de 1928. Foi um filólogo escocês. Recebeu educação  no Royal High School de Edimburgo, na Universidade de Edimburgo e no Balliol College de Oxford. Lecionou no Merton College de Oxford e foi professor de latim em Edimburgo, lecionou grego antigo na Universidad de St. Andrews. Tornou-se, em 1916, membro da Academia Britânica . Em 1909 recusou a cadeira de grego em Harvard.

Essays on Ancient Greek Philosophy pdf (inglês)
Essays on ancient greek philosophy pdf (inglês)
Greek Philosophy Thales to Plato pdf (inglês)
Early Greek Philosophy pdf (inglês)
L'aurore de la philosophie grecque pdf (francês)
Greek rudiments pdf (grego antigo- inglês)
The Greek strain in English literature pdf (inglês)
Higher education and the war pdf (inglês)
Opera; recognovit brevique adnotatione critica instruxit Joannes Burnet (Volume 1) pdf (latim)
Opera; recognovit brevique adnotatione critica instruxit Joannes Burnet (Volume 2) pdf (latim)
Opera; recognovit brevique adnotatione critica instruxit Joannes Burnet (Volume 3) pdf (latim)
Opera; recognovit brevique adnotatione critica instruxit Joannes Burnet (Volume 4) pdf (latim)
Opera; recognovit brevique adnotatione critica instruxit Joannes Burnet (Volume v.05 pt.02) pdf (latim)


Textos online de Burnet:

The Socratic Doctrine of the Soul (No. B6)
Boa leitura!

Textos de Theodor Gomperz para download

Aqui vão textos de Theodor Gomperz para download. Nasceu em Brünn, Áustria, em 29 de março de 1832 e morreu em Paris em 1912. Era filho de uma família burguesa judia e tinha sete irmãos. Aos 21 anos traduziu as obras de John Stuart Mill. Trabalhou como editor e assumiu uma cadeira na universidade de Viena em 1867. Em 1901 inicia a escrita de sua obra mais importante Griechische Denker: Geschichte der antiken Philosophie, cuja tradução é Pensadores da Grécia: História da Filosofia Antiga, que possuimos para download neste post. Esta obra era indicada por Sigmund Freud como uma grande obra da época, Gomperz e Freud eram amigos.





Há mais obras deste autor que podem ser lidas online e na integra no Google books, pesquise "gomperz".

Boa leitura!

Textos de Rodolfo Mondolfo para download

Aqui vão textos de Rodolfo Mondolfo para download. Nasceu em Senigallia na Itália em 1877, morreu em 1976. Especialista em Filosofia grega e marxismo lecionou nas universidades de Pádua, Turín e Bolonha. Durante a segunda guerra, por causa do racismo de Mussolini, e em razão de sua mulher ser judia, se exilou na Argentina onde lecionou nas universidades de Córdoba e Tucumán, retornando a Europa retomou a cátedra em Bolonha. Mondolfo concebia a Filosofia como de natureza problemática, não era adepto dos sistemas e sim de analisar os problemas da Filosofia. A sua obra se concentrou em três núcleos: a antiguidade grega, a modernidade de Hobbes a Condillac, e o pensamento marxista.

Sobre helenismo:
Heráclito, por R. Mondolfo pdf
sofistas pdf
Socrates pdf
Pré-socráticos pdf
1966 Interpretacion de Heraclito pdf (espanhol)
el genio helenico pdf (espanhol)
El pensamiento antiguo. Vol I y II pdf (espanhol)
Filosofia Greco-romana pdf

Outras obras:
Figuras e ideas de la filosofia del renacimiento pdf (espanhol)
El humanismo de Marx pdf (espanhol)
Marx y Marxismo Estudios histórico-críticos pdf (espanhol)


Boa leitura!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Textos de Aristides de Atenas para download

Aqui vão textos de Aristides de Atenas para download. Aristides foi um apologista do século II e escreveu uma apologia para Adriano ou Antonino Pio. A apologia apresenta uma defesa da concepção de Deus cristã em oposição aos erros dos pagãos lançando mão mais de fatos do que argumentos. Foi encontrada em 1889 uma tradução completa para o siríaco.

Aristides - Apologia
The Apology of Aristides on behalf of the Christians : from a Syriac ms. preserved on Mount Sinai pdf (siríaco)

Texto online (inglês):

The Apology


Boa leitura!

Textos de João Damasceno para download

Aqui vão textos de João Damasceno para download. Nasceu em Damasco no ano de 675 e morreu em 749. Foi o ultimo grande da patrística grega, apresenta uma recapitulação dos padres anteriores e uma sistematização da teologia. Dizia ele que o conhecimento de que Deus existe está em todos os homens. João Damasceno transmitiu as idéias de diversos autores para as discussões que tomariam o palco de toda a Idade Média. 


Homilia sobre a natividade de Maria pdf
Antologia São João Damasceno - várias obras pdf
Escritos de JUAN DAMASCENO pdf (espanhol)

Texto online (inglês):

Exposition of the Faith

Textos sobre João Damasceno:

St. Hillary of Poitiers_ John Damascus pdf (inglês)
Biografia de São João Damasceno pdf


Boa leitura! 

Textos de Máximo, o Confessor para download

Aqui vão textos de Máximo, o Confessor para download. Nascido em 580, provavelmente em Constantinopla, morreu em 13 de agosto de 662. Chegou a trabalhar para Heráclito, imperador bizantino, mas abandonou a carreira para se tornar monge no mosteiro de Filípico onde chegou a ser abade. Em Cartago estudou as obras de Gregório Nazianzeno e de Dionísio Areopagita. Foi julgado como herético por não aceitar o monotelismo, que só admitia a natureza divina de Jesus, sendo exilado e condenado junto com seus discípulos a ser surrado e tivesse sua língua arrancada e a mão direita cortada para que não pudessem falar nem escrever. Foi exilado em Lazica onde viveu confinado na fortaleza de Schermarum, morreu alí.

Maximus - Peri diaforon aporion (texto em grego acompanhado de tradução servia ou croata, não é possível identificar)

Textos sobre Máximo:
Melchisedec Toronen - Union and Distinction in the Thought of St. Maximus the Confessor pdf (inglês)
The Christocentric Cosmology of St Maximus the Confessor pdf (inglês)
Lars Thunberg - Man and the Cosmos, the Vision of St. Maximus the Confessor pdf (inglês)
Hans Urs von Balthasar - Cosmic Liturgy, The Universe According to Maximus the Confessor pdf (inglês)
Soppa, Wilhelm, 1888-Die Diversa capita unter den Schriften des Heiligen Maximus Confessor pdf (alemão)

Boa leitura!

Textos de Pseudo-Dionísio, o Areopagita para download

Aqui vão textos de Pseudo-Dionísio, o Areopagita para download. Não possuímos seus dados biográficos, apenas declara nos escritos que era discípulo de São Paulo e que teve contato com os discípulos. Foi identificado como membro do areópago e a ele são atribuídos um conjunto de textos que apareceram assinados com o nome Dionísio. Estes textos foram apresentados em um colóquio em 532 e foram rejeitados como apócrifos. Na sua obra aparece a proposta de nada dizer de Deus que não esteja nas escrituras, no texto Os Fundamentos Teológicos que não chegou até nós teria asseverado que Deus é incompreensível aos sentidos e à razão.



Celestial Hierarchy online
http://www.esoteric.msu.edu/VolumeII/CelestialHierarchy.html

Textos sobre Pseudo-Dionísio:


Boa leitura!

Textos de Gregório de Nissa para download

Aqui vão textos de Gregório de Nissa para download. Nascido cerca de 335 morreu por volta de 394. Recebeu educação de seu irmão mais velho Basílio Magno por quem foi bastante influenciado, também teve a influência da  obras de Orígenes e Platão.Foi casado chegou a lecionar retórica mas abandonou o ofício e se tornou um padre eremita. Tornou-se Bispo de Nissa em 371. Chegou a ser preso, escapou e foi deposto.




Sobre a vida de Moisés pdf
ESCRITOS DE GREGORIO DE NISA pdf (espanhol)

Textos online (inglês):

Against Eunomius
Answer to Eunomius' Second Book
On the Holy Spirit (Against the Followers of Macedonius)
On the Holy Trinity, and of the Godhead of the Holy Spirit (To Eustathius)
On "Not Three Gods" (To Ablabius)
On the Faith (To Simplicius)
On Virginity
On Infants' Early Deaths
On Pilgrimages
On the Making of Man
The Great Catechism
Funeral Oration on Meletius
On the Baptism of Christ (Sermon for the Day of Lights)
On the Soul and the Resurrection
Letters

Textos sobre Gregório de Nissa:


Martin Laird - Gregory of Nyssa and the Grasp of Faith, Union, Knowledge, and Divine Presence pdf (inglês)




Boa leitura!

Textos de Eusébio de Cesareia para download

Aqui vão textos de Eusébio de Cesareia para download. Também conhecido por Eusebius Pamphili nasceu por volta de 265 e morreu cerca de 340. Foi instruído pelo presbítero Doroteu de Tiro e estudou a bíblia com Pânfilo de Cesareia sob a influência da obra de Orígenes. Tornou-se Bispo de Cesareia. Foi um defensor da religião cristã frente aos pagãos ressaltando que Platão reconheceu o mesmo Deus que os cristãos e também a imortalidade da alma. Segundo Étienne Gilson seu trabalho é mais histórico do que filosófico, sua obra apresenta uma história da Igreja, na qual a Igreja aparece como o motor da história.





Eusebio De Cesarea - Historia Eclesiastica pdf (espanhol)
Eusebius - Chronicle (part I) pdf (inglês)
Eusebius - Chronicle (part II) pdf (inglês)
The Writings of Eusebius pdf (inglês)
Eusebius - Martyrs of Palestine pdf (inglês)
Eusebius Pamphilus - Praeparatio Evangelica pdf (inglês)
Life of Constantine pdf (inglês)
Historia Ecclesiae pdf (siríaco)
Historia Ecclesiae pdf (grego)

Textos online (inglês)

Church History
Life of Constantine
Oration of Constantine "to the Assembly of the Saints"
Oration in Praise of Constantine
Letter on the Council of Nicaea

Textos sobre Eusébio de Cesareia:

Coleman - Life of Eusebius pdf (inglês)
GILVAN VENTURA DA SILVA - De Laudibus Constantini o discurso de Eusébio de Cesareia sobre a realeza pdf
Desconhecido - Vida e obra de Eusebio de cesarea pdf (espanhol)
Vital Corbellini - O SIGNIFICADO DA SALVAÇÃO NA HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DE EUSÉBIO DE CESAREIA pdf
Robson Murilo Grando Della Torre - O DISCURSO DE UNIDADE CRISTÃ NOS TEXTOS DE EUSÉBIO DE CESAREIA pdf

Boa leitura!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Textos de São Basílio de Cesareia para download

Aqui vão textos de São Basílio de Cesareia para download. Nasceu em 330 em Cesareia e morreu em 379 era filho de uma família cristã. Estudou em Constantinopla e Atenas onde foi instruído em medicina. Era irmão de Gregório de Nissa e estudou junto com Gregório Nazianzeno. Viajou pelo mundo visitando ascetas, foi para onde fundou seu próprio mosteiro e criando um severo conjunto de regras existentes até hoje chamado Regra de São Basílio. Basílio se preocupou com a educação dos jovens cristãos que tinham que estudar as obras pagãs gregas. A obra  mais importante de Basílio para a Filosofia são as nove Homilias que tratam da criação do mundo por Deus.


Antologia pdf
Homilia sobre São Lucas pdf
SAN BASILIO EL GRANDE-ESCRITOS pdf (espanhol)
HOMILÍA A LOS RICOS pdf (espanhol)
Padres de la Iglesia-ESCRITOS DE BASILIO pdf (espanhol)
EL TESORO ESPIRITUAL pdf (espanhol)
aforismos pdf (espanhol)
Selected Works pdf (inglês)
les canons de S. Basile pdf (francês)
Rede des heiligen Basilius des Grossen an christliche Jünglinge, über den rechten Gebrauch der heidnischen Schriftsteller pdf (alemão)

Textos online (inglês):

De Spiritu Sancto
Nine Homilies of Hexaemeron
Letters

Textos sobre Basílio de Cesareia:

Anon - San Basilio El Grande - Vida Y Obra pdf (espanhol)
BASILIO DE CESAREA (ca. 330-379) pdf (espanhol)
BASILIO DE CESAREA pdf (espanhol)


Boa leitura!